OMEPRAZOL
COMPOSIÇÃO - OMEPRAZOL
Cada cápsula contém: omeprazol(gastrorresistente) 10 mg/20 mg. Excipiente q.s.p. 1 cápsula.
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO - OMEPRAZOL
Úlcera duodenal1: administrar 20 mg de Omeprazol ao dia, de preferência antes do café da manhã, durante 2 semanas. Caso não ocorra a cicatrização, o tratamento deve prosseguir por mais duas semanas.
Úlcera gástrica2 e esofagite de refluxo3: administrar 20 mg de Omeprazol ao dia, antes do café da manhã, durante 4 semanas. Caso não ocorra a cicatrização, recomenda-se um tratamento adicional de mais quatro semanas.
Observação: nos pacientes refratários a outros tratamentos, deve-se administrar 40 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única antes do café da manhã, durante 4 semanas para os casos de úlcera duodenal1 e 8 semanas para os casos de úlcera gástrica2 e esofagite de refluxo3 grave, após as quais deverá ocorrer a cicatrização.
Tratamento de manutenção: na prevenção de recidivas em pacientes com úlcera gástrica2 e pouco responsivos, recomenda-se administrar 20 mg de Omeprazol ao dia. Em caso de necessidade, a dose pode ser aumentada para 40 mg de Omeprazol uma vez ao dia.
Síndrome de Zollinger-Ellison4: a posologia deve ser adaptada de acordo com a resposta individual de cada paciente, mantendo o tratamento pelo tempo necessário para uma resposta clínica satisfatória e a critério médico. Recomenda-se a dose inicial de 60 mg de Omeprazol ao dia, em tomada única, antes do café da manhã. A maioria dos casos é controlada com doses de 20 a 120 mg ao dia. Posologias superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 tomadas diárias. Tratamentos prolongados por mais de 8 semanas, somente são aplicados na síndrome de Zollinger-Ellison4, devendo ser efetuadas verificações periódicas do estômago5 através de endoscopias ou radiografias.
Pacientes idosos ou com função hepática6 ou renal7 comprometidas: não é necessário ajustar as doses.
Manutenção: úlcera duodenal1 e esofagite de refluxo3, 10