olímpiadas na grécia antiga
INTRODUÇÃO
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cincos continentes e suas cores.
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos.
ORIGEM DOS JOGOS
Foram os gregos que criaram os jogos olímpicos. Por volta de 2500 a. C., os
Gregos já faziam homenagem aos deuses, principalmente a Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a. C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados.
Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo, e pentatlo.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os grego davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
AS MODALIDADES
Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Os atletas do salto à distância carregavam pesos que os impulsionava para frente e que eram largados antes da aterrizagem. Dessa maneira eles acresciam mais de 30 cm em cada salto.
Até 472 a C. as provas eram realizadas num único dia, sendo que apenas os cidadãos livres poderiam competir, além da participação feminina ser proibida.