Oluwa
As Causas do Aprimoramento das Forças Produtivas do Trabalho e a Ordem Segundo a qual sua Produção é Naturalmente Distribuída Entre as Diversas Categorias do Povo
A Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho é o maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho, pois opera em pequenas e grandes manufaturas.
Esse processo foi empregado, pois a divisão no trabalho faz com que a produção aumente. O livro dá um exemplo claro disso, que é a produção de alfinetes, pois um funcionário que não sabe operar as máquinas e é novo no ramo dificilmente conseguirá produzir um alfinete, mas quando esse trabalho é divido em setores, onde cada um ocupa um oficio em especial, certamente o funcionário terá maior habilidade em menos funções ou em apenas uma na produção do alfinete, o que fará com que a produção aumente.
A partir desse exemplo, vemos que em qualquer outro oficio e manufatura, essa divisão de cargos entre os funcionários faz com que a produção obtenha um maior sucesso.
Já no ramo da agricultura não tem como realizar essas subdivisões, pois não ocorre uma grande diferenciação entre uma atividade e outra, por isso, nem sempre a produção do trabalho nesse setor acompanha os aprimoramentos alcançados nas manufaturas.
Quando alguém tem diversas tarefas para executar, a sua mente demorará mais para tornar isso algo automático, ou seja, a pessoa demorará mais tempo para aprender e executar suas funções, já quem se ocupa de poucas tarefas, será mais rápido e automático então pessoa procurará formas de executar essa tarefa de forma mais ágil e fácil, por isso, muitas invenções e aperfeiçoamentos de máquinas foram desenvolvidos por quem as utilizava.
Também existe essa subdivisão entre filósofos e pesquisadores, pois junto com a evolução da sociedade, esses cargos se tornaram a ocupação principal ou exclusiva de uma categoria especifica de pessoas, melhorando e aperfeiçoando a destreza e proporcionando economia de tempo.