Olivetti - Máquinas de Escrever
É uma empresa ITALIANA fabricante de computadores, maquinas de escrever, impressoras e outros equipamentos, principalmente voltados para meios empresariais.
- FUNDAÇÃO
Ela foi fundada em 1908, cidade de Ivrea na província de Turim, região de Piemonte. Atualmente é propriedade da Telecom Italia. No passado ela era uma das empresas mais importantes do mundo, especialmente no campo das maquinas de escrever e calculadoras, antes do desenvolvimento e da popularização dos computadores portáteis.
- ATUALMENTE
Hoje a empresa opera na Italia e Suiça, e tem associados em 83 países. Recentemente a companhia voltou a comercializar uma linha de faxes, scanners e impressoras, principalmente voltadas para o meio empresarial, também há uma investida em tablets de ultima geração.
Funcionamento de uma máquina de escrever
De acordo com tipo de máquina impressão deixada no papel se diferencia. A impressão é causada pelo impacto de um objeto metálico com relevo de um carácter, numa fita com tinta que quando entra em contato com o papel o marca.
O profissional especializado em usar a máquina de escrever é chamado de datilógrafo. Esse profissionais trabalhavam geralmente em empresas criando fichas e documentos.
As primeiras máquinas imprimiam apenas caracteres maiúsculos. Foram os Brooks que conseguiram a impressão de letras minúsculas.
A PRIMEIRA MÁQUINA DE ESCREVER
A primeira máquina de escrever foi criada por Henri Mill, em 1714. A partir desta criação vários outros mecânicos foram aperfeiçoando as máquinas de escrever, como Pellegrino Turri, Carlos Thuber, Burth, Jenkina e Pogrin.
A invenção da primeira máquina de escrever no Brasil foi atribuída ao padre Francisco João de Azedo, nascido na Paraíba do Norte (joão Pessoa). Professor de matemática e integrante do arsenal da Marinha do Rio de Janeiro.
- ATUALMENTE
No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever nas empresas e na utilização