olimpiadas de 1924
O trabalho que segue tratará da história da 30º Edição dos Jogos Olímpicos, que ocorreram em Paris (França) no ano de 1924, 24 anos após a edição francesa de 1900. Fatos importantes marcaram os jogos parisienses e a história das Olimpíadas, dentre eles a construção da primeira Vila Olimpica. A participação brasileira foi cercada de conflitos que envolviam a política da época, mas que não impediram o país de ter sua segunda representação em Jogos Olimpicos.
2- FATOS HISTÓRICOS
2.1 O fracasso da França em 1900
Em 1900 os Jogos Olímpicos realizados na França (pátria do então atual presidente do COI, Barão de Coubertin) acabaram integrados a Exposição Universal de Paris, uma feira comercial a nível mundial realizada pela França, perdendo o foco como evento esportivo. Não havia um comitê especifico para os Jogos e Paris também não possuía nenhum complexo desportivo, fazendo esta Edição ser considerada um fracasso.
3- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
A edição dos Jogos de 1924 além de ter sido realizada envolta de muitas polêmicas e críticas foi a pioneira em diversos aspectos, dos quais a grande maioria ainda faz parte das tradições olímpicas. Esta iniciou no dia 4 de maio de 1924 e encerrou em 27 de julho de 1924.
A segunda edição francesa dos Jogos foi a primeira a receber o nome de “Jogos Olímpicos de Verão”. Para realizar um sonho de Pierre Coubertin ou Barão de Coubertin, 2º presidente da história do COI (esta foi sua ultima edição como presidente, após isso se tornou Presidente Honorário até 1937, quando faleceu aos 74 anos) houve a construção da primeira Vila Olímpica, afim de que todos os atletas pudessem conviver num mesmo ambiente e outra construção que chamou a atenção da mídia foi o estádio de Colombes, com capacidade para 60 mil pessoas. Os Jogos parisienses (1924) também foram palco das primeiras transmissões radiofônicas ao vivo para a Europa, algumas feitas de um balão em pleno ar.