Oligopólio
Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar mais altos.
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.
Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de monopólio.
Efeitos no mercado
Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas, a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas. Para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis de características dos produtos distintas do preço, como por exemplo: a qualidade, a imagem, a fidelização.
O oligopólio pode permitir que as empresas obtenham lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso econômico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio.
Lucros
O lucro econômico, que se atinge neste tipo de mercados varia do curto para o longo prazo. Enquanto no curto prazo o lucro poderá ser positivo, superior à melhor aplicação alternativa, no longo prazo esta situação apenas se manterá se estivermos num mercado oligopolista dominado por cartel, caso contrário o lucro sera 0, uma vez que o lucro positivo levaria a possibilidade de entrada de novos