Oligopólio no setor automobilístico
Ford
A Ford, presente no Brasil desde 1919, fabrica e comercializa automóveis, comerciais leves e caminhões no Brasil. A empresa possui uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP), onde produz carros (Ka, Courier e Fiesta Street) e caminhões (linhas F e Cargo); uma fábrica em Camaçari (BA) onde produz o Novo Fiesta e o utilitário esportivo Ecosport; uma fábrica de motores, transmissões e chassis em Taubaté (SP) e um Campo de Provas, para testes de veículos, em Tatuí (SP).
Com o fim da Autolatina (oint-venture com a Volkswagen) em 1995, a Ford iniciou um processo de reestruturação que envolveu: modernização de suas fábricas em SBC e Taubaté e inauguração de uma nova planta em Camaçari, com um conceito inovador de colocar na mesma linha de produção os principais fornecedores; reestruturação da rede de distribuidores, com o objetivo de atrair grupos fortes para a marca Ford e dar rentabilidade aos distribuidores; pela renovação da linha de produtos, com o lançamento do nvo Ka, Novo Fiesta e Ecosport; pelo reposicionamento da marca, com campanhas de markerting, trabalho junto a imprensa e formadores de opinião e investimento em CRM e em pós-vendas.
Influência nos Preços
A participação de mercado da Ford passou de 7.8% no acumulado de 2001 para 9.9% em 2002 e 11,5% em 2003. Nos primeiros quatro meses de 2004 , a participação de mercado da montadora ficou em 11,3% em média. As exportações também são destaque na Ford e cresceram 40% de 2002 para 2003, que fechou com US$ 789,1 milhões em receita e 85 mil veículos comercializados com Mexico, Argentina, Venezuela, Chile e América Central. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2004, a receita foi de US$ 297.9 milhões, 61% a mais do que no mesmo período de 2003. A expectativa da Ford é crescer em torno de 15% em suas exportações no ano de 2004, com a abertura de novos mercados e manter a sua participação de mercado no Brasil, com o lançamento de novos veículos até o final