Economia
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ESTRUTURAS DE MERCADO
SEGMENTO DE MERCADO: AUTOMOBILÍSTICO
MÊS: ABRIL/2013
ESTRUTURA DE MERCADO
Descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das estruturas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Na estrutura de mercado clássica, podemos distinguir dois casos extremos: (Monopólio e Concorrência Perfeita).
• MONOPÓLIO É uma forma de organização do mercado em que uma empresa domina com exclusividade em determinada região a oferta de determinado produto ou serviço que não tem substituto próximo. É uma situação de mercado em que existe só um produtor de um bem (ou serviço) que não tem substitutos próximos. Devido a isso, o monopolista exerce grande influencia na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. Segundo Vasconcelos (2004), o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diametralmente (absolutamente) opostas às da concorrência perfeita. Nele existe, de um lado, um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro lado, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixam de consumir o produto.
• OLIGOPÓLIO É uma forma de organização do mercado em que poucas empresas dominam com exclusividade a oferta de determinado produto ou serviço que não tem substituto próximo. É uma estrutura bastante conhecida nos dias de hoje no campo da competição imperfeita. O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de