Cargas
Tecnologia em Logística
Aula 07
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 07: Estruturas logísticas
Objetivo: Compreender a importância das áreas de logística como apoio fundamental a sua estrutura.
Introdução
A estrutura logística pode ser definida pelo agrupamento de áreas-chave dentro da logística, bem como o agrupamento dos seus custos, devendo-se levar em conta o acréscimo das despesas, considerado no resultado final da empresa.
Ao iniciarmos um departamento de logística, o principal ponto a ser analisado é como será estruturada tal área, quais serão os pontos relevantes, obrigatórios e, além disso, quais áreas servirão de apoio para que esta estrutura tenha respaldo e passe confiança a todos os setores que participam ou participaram desse processo.
Devemos pensar que toda a área deverá participar ativamente com o fluxo e que o planejamento é parte inerente e essencial a todo e qualquer serviço logístico.
Para entendermos melhor a logística, é de suma importância a compreensão de conceitos micro e macroeconômicos, cuidando assim da inter-relação entre todos os setores, essencial para que o fluxo das estruturas logísticas trabalhem em perfeita harmonia, fortemente estruturadas no conceito de alianças estratégicas voltadas para o correto gerenciamento logístico. O objetivo principal é o atendimento imediato do cliente final, montando assim parcerias e fortes elos de ligação entre as áreas.
O princípio básico de uma boa estrutura logística é: que a coisa certa esteja no lugar certo e no tempo certo. Para que isto ocorra, as áreas tem função estratégica voltada para a máxima