Oleo De Lorenzo
FILME: ÓLEO DE LORENZO
Trabalho realizado na disciplina de Química Orgânica I, do Curso Técnico em Química, do Centro Universitário
UNIVATES, para obtenção de nota.
Professor: Mariano Rodrigues
Lajeado, outubro de 2014.
ÓLEO DE LORENZO
Lorenzo Michael Murphy Odone era um menino saudável que levava uma vida normal. Era inteligente, tinha muita energia para brincar com seus amigos, era um menino muito disposto e muito humilde. Aos seis anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho. Algumas vezes, do nada, ficava bravo, até que uma de suas professoras perguntou a sua mãe, Michaela Odone, se ele estava se incomodando com algo para se comportar daquela maneira e sua mãe perguntou se era de seu filho mesmo que estava falando, pois em casa era um menino normal, fazia suas tarefas de escola como outro menino qualquer. Um dia seu pai, Augusto Odone, chegou de seu serviço e ouviu seu filho gritando e imediatamente foi ver o que estava acontecendo e viu que seu filho estava completamente irritado, e gritava muito.
Augusto e Michaela levaram seu menininho ao médico e fizeram vários exames e não queriam tirarem conclusões precipitadas do que Lorenzo tinha, então ficou três semanas em um hospital fazendo vários e vários exames. No fim dessas três semanas os médicos já tinham um resultado, e não era um dos melhores. Lorenzo foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença genética do cromossomo X, herdado das mães que são portadoras de ALD. A ALD é uma doença que afeta somente meninos (em mulheres ela apenas está presente, porém não desenvolvem os sintomas que os meninos apresentam) e sua expectativa de vida, depois de diagnosticada, é de apenas dois anos. ALD é o acumulo de ácidos graxos levando a perda da mielina e sem ela o portador para de se mover, ouvir, falar e respirar.
Como a ALD era uma doença rara na época e de pouco conhecimento, médicos e estudantes de Biomedicina e Medicina tentaram entender a doença e ajudar Lorenzo,