Empuxo
Por que tal fato ocorre? Será mágica? Não, não é mágica. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima.
Essa força é denominada de empuxo . Denominase empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. O empuxo foi descoberto por Arquimedes (287 a.C.212 a.C. aproximadamente). Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
E= m .g (I) d m = µ. V (II) d d
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
E= µ . V
. g d Conclusaão principio de arquimedes diz que todo corpo mergulhado em algum fruido sofre a ação do empuxo, que é igual ao peso do liquido deslocado. Como na pisina ou no mar, o nosso peso parece ser sempre menor dentro da agua do que fora. Nenhuma força pode ser nula, e a direção é sempre para cima. Formula para calcular o empuxo
E= µ . V
.