Oleo de lorenzo
PRINCIPAIS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
· Ácido etanóico ou acético [CH3COOH]: Sua forma impura é o vinagre que possui de 4 a 8% dde ácido acético, também é ultilizado na produção de acetato de celulose e PET, podendo ser uzado, também, para limpeza e desinfecção.
· Ácido metanóico ou fórmico [CHOOH]: Recebe o nome de formico pois é produzido e ultilizado na picada da formiga vermelha, urtica e das abelhas, podendo ser encontrada também no pinheiro e alguns frutos. É também uzado na obtenção de monoxido de carbono (CO), tratamento contra reumatismo, germicida e desinfetante.
· Ácido benzoico [C6H5C(O)OH]: É ultilizado na conservação de alimentos, produção de cosmeticos e medicamentos, principalmente antifúngicos, corantes artificiais, resinas alquílicas, produtos plastificantes, componente de cremes dentais entre outros.
GORDURAS
(As gorduras estao organizadas das mais maléficas para as mais benéficas). · Gorduras trans: Alimentos obtidos de animais como carnes, leites e derivados, são fontes natu-rais de ácidos graxos trans. Esses ácidos são formados no processo de bio-hidrogenação, no qual ácidos graxos são parcialmente hidrogenados por sistemas enzimá-ticos da flora microbiana presente no rúmen desses animais. I. Gorduras hidrogenadas: A principal fonte de ácidos graxos trans é a hidrogenação parcial de óle-os vegetais usados na produção de margarina e gordura hidrogenada. Industrialmente, a hidrogenação é conduzida em tanques herméticos, nos quais é feita a mistura do óleo com hidrogênio e um catalisador, geralmente níquel finamente dividido, a temperaturas superiores a 180ºC, com pressões entre 0,5 a 4 atm. · Gorduras saturadas: É mais densa (sólida) devido ao fato de possuir apenas ligações simples, são gorduras de origem animal que são saturadas com o hidrogénio e seu consumo aumenta as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) ou "colesterol ruim". · Gorduras insaturadas: É menos densa (líquida) devido ao fato de apresentar uma ou mais ligações