olanda
Nome da disciplina: História do Cuidar
CH teórica: 40 horas
Ementa:
Estabelecimento de relações entre as práticas de saúde e análise histórica da construção do cuidar. Estudo das práticas de saúde ao longo da história. Desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. Fundamentação do conceito de assistência à saúde e a prática da cura na cultura popular.
Conteúdo programático:
Conceito de cuidado; Desenvolvimento das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos: Práticas de saúde instintivas, práticas de saúde mágico-sacerdotais, práticas de saúde monástico-medievais, práticas de saúde pós-monásticas, práticas de saúde no mundo moderno e pós-moderno; Evolução do conceito de cuidar como prática individual e doméstica aos atuais imperativos ético-morais; História das infecções e lavagem das mãos; Cuidado e o hospital no Brasil; Profissionalização do cuidado; Trajetória da profissionalização; Wanda Horta.
Metodologia de aula:
Aulas teóricas: Seminários; aulas expositivas; conversação didática; Problematização com leitura de artigos da atualidade e dramatizações.
Aula prática – Aula de lavagem das mãos.
Metodologia de avaliação:
AV1 - Avaliação INDIVIDUAL 70% dissertativa 30% objetiva.
AV2 - Avaliação em dupla 100% dissertativa (4 questões valendo 1,5 cada e 2 questões valendo 1,0 cada) + Pontuação obtida na atividade sobre a história dos hospitais (0 a 2,0 pontos)
AV3 - Avaliação INDIVIDUAL, contendo 70% dissertativas e 30% objetiva Regime de oferecimento: semestral
Pré-requisitos: não há
Bibliografia Básica:
CIANCIARULLO, Tamara Iwanov (Org.). Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu, 2007.
GEOVANINI Telma et al. História da enfermagem: versões e interpretações. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.
HORTA, Wanda de Aguiar. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU, 2007.
OGUISSO, Taka. Trajetória histórica e legal da