Ola mundo cruel
1) Quais tipos de aquários são indicados aos iniciantes?
O mais importante para qualquer iniciante, é saber que quanto maior o aquário, melhor e mais fácil será cuidar deles. É um grande erro comprar aquários pequenos como, por exemplo, com 10 litros. A probabilidade desses aquários funcionarem é mínima. Em minha opinião, aliás, esses aquários não deveriam nem ser comercializados. Somente aquaristas muito experientes conseguem manter aquários tão pequenos.
O motivo é que a pouca quantidade de água é sujeita a alterações bruscas, de acordo com o que o aquarista fizer. Por exemplo, se a pessoa der um pouco a mais de comida, o efeito desse alimento excessivo em 10 litros é muito pior que em
100. O excedente de comida diluído em 10 litros é muito mais concentrado que em 100. E normalmente o aquarista novato tende a exagerar um pouco na quantidade de peixes, daí é que surgem os problemas e é daí que surge a lenda que peixe morre fácil ou que dá trabalho cuidar de um aquário. Na verdade, aquários dão menos trabalho que um passarinho em uma gaiola. Basta fazer a coisa certa, começando pelo tamanho do aquário que não deve ser menor que 30 – 40 litros para um iniciante.
2) Sobre os elementos decorativos, quais são as opções e quais os mais indicados?
Qualquer elemento decorativo encontrado em lojas de aquários, destinados a esse fim são indicados. Depende apenas do gosto de cada um. Jamais devem ser colocadas conchas, madeiras ou qualquer objeto encontrado em praias ou beiras de lagos ou rio, pois pode haver alteração de pH, dureza ou mesmo uma contaminação.
3) Sobre o equipamento técnico, o que não pode faltar em um aquário?
Para montar um aquário simples, basta ter um aquário (caixa de vidro com capacidade para mais de 30 litros), 3cm cascalho neutro (de preferência), decoração (plantas artificiais, enfeites, etc...), iluminação (de preferência fluorescente – pode ser power compact também), um