Oito forças críticas para a estratégia de Data Center
david_capuccio.jpg"Nos próximos cinco a dez anos, a maioria das organizações precisará alterar a abordagem para estratégias anteriores, usadas nos últimos cinco a sete anos, na medida em que grande parte do mundo está saindo da recessão e o Nexus das Forças (Mídias Sociais, Mobilidade, Nuvem e Informação) afetam o uso da tecnologia", afirma Henrique Cecci.
Historicamente, Data Centers têm sido vistos, apenas, como centros de entrega de serviços, nos quais custos e riscos devem ser equilibrados. "A agilidade, diz Cecci, é uma terceira variável crítica que se torna cada vez mais importante no futuro".
Em termos práticos, a agilidade equivale à velocidade com a qual a área de TI responde às necessidades dos negócios, como, por exemplo, o maior uso das informações móveis e sociais para comercializar produtos ou sistemas de pagamento. A habilidade de resposta rápida a essas mudanças será o reflexo de sua agilidade.
O Gartner identificou oito aspectos a serem considerados no desenvolvimento da estratégia que equilibra custo, risco e agilidade:
1. Comece a implantar tecnologias de processamento, memória e energia eficiente
Os próximos anos trarão avanços significativos para a arquitetura de processos, e a economia dos componentes de processamento e memória mudará. A computação in-memory – na qual a localização primária para dados de aplicações é a principal memória do ambiente computacional – será mais amplamente usada, auxiliada pela memória DRAM, cada vez mais barata, e memória flash