oiopk

442 palavras 2 páginas
Nos dias 08 e 09 dezembro a Comissão de Adolescentes do Pará resolveu realizar uma reunião contendo 16 adolescentes delegados representando municípios do estado do Pará, com o objetivo de avaliar discutir e refletir politicamente sobre os resultados das Conferencias Municipais, Estadual e Nacional. Durante a reunião foram relatadas algumas dificuldades que os próprios adolescentes encontraram para participar dos eventos municipais das suas respectivas regiões, como falta de incentivo e preparação das prefeituras dos municípios em relação aos conselhos de direitos.
Os adolescentes também contam que em cada participação nas conferencias a vida deles mudaram no modo de ter outra percepção sobre o olhar futuro, e na formação de caráter de cada um. Como depõe o adolescente Rodman Silva, Whesley Nunes.
“Eu procuro sempre buscar ainda mais, sempre querer ainda mais , e melhorar ainda mais os direitos futuros dos adolescentes.” – Roadman Silva , 16 anos, Abaetetuba.
“Gostei muito da conferencia municipal e estadual, foi uma experiência nova que acabou me abrindo os olhos para fazer vários movimentos de mobilização na minha própria escola” – Whesley Nunes, 16 anos, Tucurui.

Um dos objetivos da reunião era montar um projeto de ação da comissão para ser desenvolvido nas regiões e no estado, com foco no eixo 3 do plano decenal- “Protagonismo e participação de Crianças e Adolescentes” onde visa a promover o protagonismo e participação de crianças e adolescentes nos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive no processo de formulação, deliberação,monitoramento, e avaliação das políticas publicas.
Os adolescentes definiram que o papel a ser idealizado da comissão e articular a garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes e fortalecer a mobilização no estado e seus municípios através de projetos e propostas que foram postas na hora do encontro.
Além disso, foi discutida como funcionária a metodologia da comissão como: a participação

Relacionados