oioioioi
Disciplina Saúde Coletiva
Prevenção: são ações antecipadas, que tem por objetivo interceptar ou anular a evolução de uma doença, o enfoque é técnico.
Promoção a saúde: ações desenvolvidas (através da capacitação da comunidade) para manter a vida e a saúde com qualidade e assim contribuir para a realização do potencial de saúde do indivíduo e da comunidade, o enfoque das questões de saúde deve ser político e técnico.
Diferenças entre Promoção e Prevenção
Categorias
Promoção da Saúde
Prevenção das Doenças
Conceito de saúde
Positivo e multidimensional
Ausência de doenças
Modelo de intervenção
Participativo
Médico
Alvo de atuação
Toda a população
Principalmente os grupos de alto risco da população
Objetivos dos programas
Mudanças na situação dos indivíduos e de seu ambiente Mudança de comportamento do indivíduo ou de grupos específicos
Executores dos programas
Organizações não profissionais, movimentos sociais, governos locais, profissionais de saúde
Profissionais de saúde.
Atenção (Assistência) Básica a Saúde: Nível de atenção à saúde representada pelos serviços de caráter ambulatorial (consultórios, clínicas, UBS, pronto atendimento, etc.) constituindo a porta de entrada do indivíduo no sistema de Saúde, nível simples de complexidade tecnológica, pediatria, clínica médica e ginecologia. Atenção Secundária a Saúde: Nível de atenção a saúde, composto de especialidades médicas, serviços de apoio diagnóstico, nível médio de complexidade tecnológica.(ambulatórios de especialidades, hospitais de pequeno porte). Atenção Terciária a Saúde: Nível de atenção à saúde constituída por hospitais altamente especializados, servindo de referência para os demais serviços.
Posto de Saúde: unidade de serviço destinada a prestação de assistência a uma determinada população, de forma programada ou não, por profissional de nível médio, com a presença ou não de médico.
Unidade Básica de Saúde (UBS) /