OI relatorio 1
UFRJ
Isabela Machado Horta
113029519
RELATÓRIO I
Organização das Indústrias
Rio de Janeiro 2014
Questão 3: De forma sucinta e direta, é possível perceber que as abordagens tratadas nos seminários de "Análise de Processos", "Desempenho e Qualidade dos Processos" e
"Administração das Restrições" possuem os seguintes pontos em comum: o entendimento do processo e seus envolvidos (especialmente as falhas encontradas nos processos) e a continua demanda por melhorar sua qualidade, buscando, dessa forma, uma melhoria para a empresa como um todo, em relações internas e externas.
Quando observados com mais cuidado, verificamos que as especificidades de cada abordagem. De forma resumida vemos como elas se comportam e seu papel na administração de um processo.
Na "Análise de Processos", os administradores irão identificar oportunidades para aperfeiçoar o processo (no relacionamento com o fornecedor, desenvolvimento de novos serviços ou produtos, execução do pedido, relacionamento com o cliente, etc).
Depois, deve ser definido o escopo (recursos designados para o aperfeiçoamento, ou reengenharia de processo). Então, o processo será detalhado (por fluxogramas, blueprints ou diagramas), em seguida, um analista poderá compreender o processo e avaliálo através de diversos indicadores, por exemplo, medindo sua qualidade, a satisfação do cliente, os custos, tempo gasto, erros, segurança, etc. Através disso, o processo poderá ser redesenhado e aperfeiçoado, de modo a suprir as falhas identificadas. Uma forma de redesenhar o processo é Benchmarking, um procedimento que compara os processos, serviços e produtos da empresa com os líderes do setor.
Na abordagem de "Desempenho e Qualidade dos Processos", fatores de