oi patria
Muito desenvolvida em grandes projetos como a área polivalente de Carajás , com importantes reservas em exploração de ferro, manganês, cobre, ouro, bauxita, estanho, níquel, etc.
Ocorrência de bauxita na Região Norte, notadamente às margens do Rio Trombetas em Oriximiná, levado por via fluvial à região de Belém onde é industrializado nas usinas da ALBRÁS E ALUNORTE e posteriormente exportado pelo porto de Belém .
Pecuária
Praticada em vários pontos do Norte, principalmente o gado bovino criado nas pastagens naturais dos campos e cerrados de Boa Vista em RR . Notável a presença de búfalos na foz do rio Amazonas marcando a Ilha de Marajó como um dos mais tradicionais centros de bubalinos do país.
Agricultura
No sudeste do Amazonas, os migrantes do sulistas implantaram culturas novas com destaque para a soja que foi aclimatada.
A produção desce o rio Madeira rumo ao Amazonas indo ao porto fluvial graneleiro de Itacoatiara , de onde é encaminhada à exportação.
Outro destaque está nas culturas de pimenta do reino dos imigrantes japoneses em Tomé Açu e Castanhal na Zona Bragantina, próxima a Belém do Pará.
O ponto negativo da agricultura local está nos grandes desmatamentos e queimadas com finalidade agropecuária , gerando paisagens lunares em vários pontos da Floresta Equatorial.
Garimpo
Uma atividade de coleta de resíduos minerais comercializáveis rejeitados pelas mineradoras, muito comum na obtenção da cassiterita (estanho) principalmente em Rondônia.
O garimpo do ouro tem produzido muitos problemas ambientais por onde passa devido ao uso de mercúrio metálico no processo de separação.
Extrativismo vegetal
A busca desenfreada por madeiras de lei como o mogno que leva os madeireiros a derrubar cerca de 100 árvores para o aproveitamento de uma única , na maioria das vezes sem licenças dos órgãos ambientais, tornando-se madeira ilegal.
Economia
O extrativismo vegetal foi sem dúvida a economia possível atrelada ao espaço com a