qualidade
A palavra fornecedor é derivada do francês fournisseur, verbo founir, que em português significa fornecer. No Brasil é considerado fornecedor toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços, conforme Art. 3 do código de defesa do consumidor (CDC) – Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990.
Porém com a quantidade de fornecedores no mercado, é difícil uma empresa decidir qual é o melhor fornecedor para atender suas necessidades, seja elas, qualidade do produto, pontualidade no prazo de entrega da mercadoria, um bom relacionamento, menor custo, melhor serviço, entre outras. Entretanto as empresas devem decidir em trabalhar com um único fornecedor ou com vários fornecedores de um único material.
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Uma grande maiores dos materiais são fornecido por diversos fornecedores, podendo haver uma disputa entre eles para tentar vender mais, nessa disputa alguns abaixam os valores do produto para vender mais e alguns mantem o seu preço porém vende uma quantidade menor mas para as pessoas certas.
Uma empresa que pensa em diminuir custo para ter um maior lucro, qual seria o tipo de fornecedor? Porém tem empresas que visam à qualidade em primeiro lugar para manter seus clientes e tentar fidelizar novos clientes, entretanto, qual seria o tipo de fornecedor(es) para cada uma das empresas?
1.2 HIPÓTESE
A empresa que opta por um único fornecedor tem suas vantagens e desvantagens, uma de suas vantagens é ter a qualidade do produto recebido ser de qualidade, por ser conhecido e pelo fornecedor conhecer suas especificações. Já a empresa que opta por vários fornecedores podemos definir com uma de suas vantagens é o poder de barganha do comprador.
1.3 OBJETIVO
Apresentar as vantagens e