Oi cara de boi
A máquina de fresar ou fresadora, como geralmente é chamada, é uma máquina – ferramenta de movimento contínuo, destinada à usinagem de materiais, por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. Permite realizar operações de fresagem de superfícies das mais variadas formas: planas, côncavas, convexas e combinadas.
Constituição
Nas máquinas de fresar, correntemente usadas nas oficinas de construções mecânicas, destiguem - se as seguintes partes principais:
A B C D E F
Corpo Eixo principal Mesa Carro transversal Suporte da mesa Caixa de velocidades do eixo principal
G
Caixa de velocidades avanços
dos
H
Torpedo
O corpo é uma espécie de carcaça de ferro fundido, de base reforçada e geralmente de forma retangular, por meio da qual a máquina apoia-se ao solo. É a parte que serve de sustentação dos demais órgãos da fresadora. Eixo principal é um dos órgãos essenciais da máquina, uma vez que é o que serve de suporte à ferramenta e lhe dá movimento. Este eixo recebe o movimento através da caixa de velocidades, como mostra a cadeia cinemática da figura abaixo.
.
A mesa
é o órgão que serve de sustentação das peças que vão ser usinadas, diretamente montadas sobre ela, ou
através de acessórios de fixação, razão porque a mesa está provida de ranhuras destinadas a alojar os parafusos de fixação.
Corpo transversal é uma estrutura de ferro fundido de forma retangular, em cuja parte superior se desliga e gira a mesa em um plano horizontal. Na base inferior, por meio de guias, está acoplado ao suporte da m esa, sobre o qual se desliga, por meio de fuso e porca, podendo ser acionado manualmente ou automaticamente através de caixa de avanços. Um dispositivo adequado permite sua imobilização.
O suporte da mesa
é o órgão que serve de sustentação da mesa e seus mecanismos de acionamento. É uma
peça de ferro fundido que se desliza verticalmente no corpo da máquina através de guias, por meio de um parafuso