Cantiga de Ninar
Cantigas de Ninar (acalantos)
Cantigas de ninar, ou acalantos conhecida também por cantigas para embalar, cantigas de berço, cantigas ou canções de ninar (nanar), cantigas de adormecer, cantigas de Macuru (indígena) das pequenas canções entoadas pelas mães ou amas para adormecer ou consolar seus bebês.
A forma rudimentar do canto, a constante do ritornelo onomatopáico nas letras a monotonia melódica, a frase longa e chorosa ajuda a embolar e facilitar o sono das crianças provocando um certo enfado e cair das pálpebras.
Eis alguns cantos que conseguimos:
a) Boi boi boi
Boi da cara preta
Pega este menino
Que tem medo de careta
b) Dorme nenêm
Que eu tenho que fazer
Vou lavar vou engomar
Camisinha pra você
Ôôôô, a a a a a (bis)
c) Desce gatinho
De cima do telhado
Pra ver se este menino
Dorme um sono sonegado
Ôôôôô, a a a a a
d) Sapo Jururu
Na beira do rio
Quando sapo canta maninho
É porque tem frio
A mulher do sapo
Deve está lá dentro
Fazendo rendinha, maninha
Pro seu casamento
Cantigas de roda
Vamos brincar de roda?
Quantas vezes ouvimos e vivenciamos esta frase em nosso mundo infantil.
Brincar de roda significa cantar, dançar brincando, e dessa forma a criançada sem perceber exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos ao ritmo das danças simples e ingênuas.
Apesar da mídia, da força dos veículos de comunicação ficamos surpresos como ainda se canta e se brinca de roda em alguns bairros mais afastados
de Fortaleza. O mundo infantil é tão rico que pretendo futuramente escrever exclusivamente um trabalho sobre ele.
É importante ressaltar a diferença entre cantigas de roda e brinquedos cantados. Considero cantigas de roda as brincadeiras cantadas feitas em roda e brinquedo cantado toda e qualquer brincadeira cantada que não é feita em roda. Observando alguns trabalhos escritos percebi certa confusão acerca do assunto.
Descreveremos a seguir algumas