Oficina sexo e sexualidade
Nome da Oficina: “Com que corpo eu vou?”.
Público alvo: Adolescentes de 14 a 17 anos.
Carga horária: 3 aulas - Duração de 2h30min
Quantidade: no máximo 25 alunos.
Objetivo Geral: Trazer a reflexão abordagens livres sobre o sexo e a sexualidade e as possíveis representações do corpo na atualidade.
Espaço: sala ampla com ar condicionado e boas condições para o uso de audiovisual.
1º DIA
TEMA do DIA: COMO ME PORTO?
ATIVIDADES:
A) Início: Antes de começar a aula, serão espalhados imagens e objetos pelo espaço, associados ao sexo e a sexualidade. (Com músicas de fundo, convenientes ao tema).
B) Atividade 1: Forma-se uma roda e ali é dado o comando de se formarem em duplas. Essas terão que, juntas, analisarem o espaço e terão que, no tempo determinado pelo professor, conhecer o amigo e apresentar dois objetos ou imagens desconhecidos por ambos disponíveis no local.
C) Apresentação das duplas: Cada participante se apresenta à turma como se fosse a sua dupla (imitando os movimentos comuns e manias que pode captar do colega: jeito de falar, andar, gestos, movimento corporal, etc.).
D) Atividade 2: Formam-se 3 grupos, onde cada representante destes sorteará uma numeração por grupo que conterá alguns locais comuns a vivencia dos adolescentes. A numeração terá relação com as músicas de um set list selecionado especificamente para a atividade, e se encontrará disponível com os professores. As músicas serão antagônicas e impróprias ao local, o que dificultará na atuação deles, pois terão que representar o local sorteado, se portando corporalmente e ativamente de acordo com o local sorteado, independente da música de fundo.
Lugares a serem sorteados e música de fundo (antagônica): * IGREJA – Funck * SHOW DE ROCK – pagode * BAILE FUNCK – música erudita e Canto Gregoriano E) Atividade 3: Será disponível um tempo para criar uma situação improvisada (improvisação) que contenha os elementos trabalhados nos