Seminario Escolar
Cada grupo deve escolher um texto (entre os sugeridos, ou a partir de sua própria pesquisa) que apresente e discuta uma prática, uma intervenção realizada na área da psicologia escolar.
A partir do texto selecionado, o grupo deverá:
1) Descrever os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a intervenção relatada.
2) Descrever e apresentar a proposta de intervenção, de forma ilustrativa a fim de dar visibilidade sobre o que faz o psicólogo.
3) Analisar criticamente a proposta de intervenção apresentada, comparando com as práticas tradicionais e emergentes descritas por Martinez, A. M. (2010)
4) Acrescentar novas sugestões de estratégias de intervenção de acordo com a identidade do psicólogo que pretendemos construir e consolidar.
Ao final do seminário, cada aluno deverá elaborar, por escrito, uma reflexão sobre o papel e a contribuição do psicólogo escolar.
Discussões e reflexões promovida pela oficina: diferenças entre os conceitos sexo, sexualidade e gênero; sexualidade infantil; situações e dúvidas trazidas pelos integrantes do grupo e situações de impasse enfrentados pelas(os) educadoras(es) e futuras(os) educadoras(es) no seu dia a dia.
Técnicas utilizadas: Jogos e debates adaptados para o contexto
As oficinas não possuem um caráter apenas pedagógico, a postura utilizada é critica e transformadora. Assim, as oficinas se tornam uma metodologia válida para ações educativas em sexualidade junto aos grupos, proporcionando problematização de questões sociais e sexuais, além de contruibuição para a constituição de sujeitos ativos da sua historia.
Resultados e Análise. Foi identificado dúvida em relação à definição de sexualidade e em relação à Educação Sexual
Através de dinâmicas nas oficinas foi possível ter contato com as dúvidas mais recorrentes em relação à pratica no contexto em sala de aula.
O tema sexualidade ainda é um tabu devido à multiplicidade de crenças e valores de alunos, professores, pais e diretores relacionado ao