Oficina pedagógica
Para atingir um perfeito nível de conhecimento matemático necessita-se do auxílio da escola, pois muitos dos conceitos dessa disciplina dificilmente serão aprendidos fora dela. Um bom desempenho em matemática é mais que realizar cálculos rapidamente, construir mapas ou gráficos, deslocar-se no espaço sem dificuldades, e tantos outros conhecimentos do fazer matemático. Estamos cercados de situações que envolvem a matemática e mesmo antes de inserirmos na escola procuramos resolver esses problemas matemáticos com recursos próprios ou que foram aprendidos fora da escola.
Ao entrar na escola, essa maneira de resolver problemas matemáticos é enriquecida com linguagens e experiências matemáticas que podem ser oferecidas na escola, tais como levantar hipóteses, expor idéias próprias, escutar a dos outros, confrontar, refletir sobre os erros, observar regularidades, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, entre várias outras. Quanto mais os estudantes tiverem oportunidades de resolver problemas, refletir e tomar decisões, menos medo terão da matemática podendo assim, construir seus saberes significativamente.
Existem várias formas de ensinar matemática, no entanto a mais utilizada é aquela em que o professor explica um conteúdo, enfatiza suas regras e aplica uma série de exercícios para “fixar” a técnica ensinada. Ele faz tudo para o aluno.