micrômetro
Micrômetro
Nome: Turma : EM2A17 Emerson Barros Hetore Martins Paola Clemente Profº Cibele Ruberti Lab. Mecânica da Partícula. Data: 30 de agosto de 2013
Micrômetro
I - Objetivo
Operar com algarismos significativos, definir o limite do erro instrumental para instrumentos de medição, definir o desvio avaliado para medidas feitas com vários instrumentos e realizar medidas físicas.
II - Introdução teórica
O micrômetro é um instrumento de alta sensibilidade constituído basicamente de um parafuso micrométrico capaz de mover-se num corpo cilíndrico ao longo do próprio eixo. O passo do parafuso é 0,5 mm, o que significa que, em cada volta completo, o parafuso avança ou recua de 0,5 mm em extensão.
Para medir as voltas completas do parafuso há uma escala fixa no corpo cilíndrico e paralela ao eixo do parafuso e dividida a cada 0,5 mm com os traços da divisão alternando-se acima e abaixo da linha central. Solidário ao parafuso há um tambor circular dividido em 50 partes e, como a cada volta o parafuso avança 0,5 mm, a cada divisão do tambor o parafuso avança 0,01mm.
O micrômetro permite estimar milésimos de milímetro (micros) e o algarismo duvidoso é lido entre as divisões do tambor. Leituras com micrômetro são, portanto, do tipo 4,352 mm; 12,400 mm; 5,4328 cm. O l.e.i. para o micrômetro é ± 0,002 mm O micrômetro deve ser manuseado com delicadeza. O objeto a ser medido deve ser fixado entre suas mandíbulas usando-se