Oficina de sexualidade
OFICINA DE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
ORIENTADOR: TEMÍSTOCLES TAVARES DE SOUZA
Natal/RN
2010
“O corpo é uma dimensão básica de existência. Ele é morada permanente de nosso ser e o instrumento privilegiado de nossa ação. É o referencial social que nos ortoga uma identidade constante, apesar de todas as mudanças que sofre durante a vida. Pelo corpo somos também natureza, entes naturais submetidos às leis biológicas e a finitude. Tais são algumas de suas peculiaridades.”
(Romero, E. O Corpo e as Mutações do Desejo)
JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas, as transformações econômicas e sociais, desencadearam novas formas de análise a respeito dos padrões comportamentais existentes em nossa sexualidade.
O conhecimento sobre sexualidade reveste-se de grande significado, pois já não temos dúvidas quanto à sua importância para o desenvolvimento saudável do ser humano.
A sexualidade permeia toda a vida do indivíduo, e na adolescência, fase das grandes modificações, ela aflora com maior intensidade. Este momento de passagem de um corpo e pensamento infantil, para o adulto, de um amadurecimento emocional, é um dos mais mágicos momentos da vida humana. É quando a natureza nos impulsiona em direção ao nosso pleno desenvolvimento, é quando a remota possibilidade de maturidade se torna real, é quando se percebe a proximidade de futuro. É tempo de descobertas, de novas possibilidades, de profundas e durandouras mudanças corporais, é tempo de consolidação da noção de eu, e quando definitivamente as pessoas se dão conta de que são e serão sempre seres sexualizados. É quando cheios de insegurança e de esperanças abrimos as portas do mundo adulto. É quando a angústia se torna presente diante da