Oficina básica de fotografia
Dicas e exemplos de como obter melhores fotos com uma câmara
Por que fotografar?
Uma foto é um momento que dura para sempre. Uma fotografia pode representar, sugerir algo, surpreender, comover, relembrar. E divertir. Quando estamos fotografando não existe limites. Basta mover um dedo. Basta um clique.
O que significa “Fotografar”?
Desenhar com a luz. E o instrumento que permite tal feito é a câmara fotográfica. Há uma caixa(corpo), um orifício(objetiva), uma “retina” (obturador) que controla a luz e terminada gravada a imagem num microchip(CCD – Charge Coupled Device) com pontos minúsculos, chamados Pixels. Pixels são feitos de linhas e colunas.
A câmara - partes
Corpo
Partes da Câmara
LCD e dispositivos no corpo traseiro
Partes da Câmara
Objetiva
Partes da câmara
Partes da câmara
Partes da câmara
Partes da câmara
Controles da Câmera
Modo Automático(A) Modo Programa (P) Modo Prioridade de Velocidade (TV) Modo Prioridade de Abertura (AV) Modo Manual (M) Modo Retrato, esporte, paisagem, macro, cena noturna, efeitos P&B e Sépia,etc.
Zoom
Zoom digital – recorta o centro da imagem e amplia por sistema de interpolacão, com perda de qualidade na imagem. Zoom ótico – a imagem é registrada com a maxima resolucão do sensor, sem perda de qualidade. A imagem é produzida pela distância focal.
White Balance (Balanco de branco)
Correcão de cores usadas por recurso eletrônico e ativado automaticamente. Luz natural, luz de fluorescente, luz de lâmpada comum, etc. Permite captar imagens sem flash com aspecto de luz natural da iluminacão ambiente.
Sensibilidade ISO
Valores mais comuns: 100 (luz do dia), 200 e 400(luz em dias nublados ou de interiores), 800 ou 1600 (para pouca luz como shows ou de movimento rápido como esportes). Valores altos de isso acarretam ruidos(perda de nitidez e maior granulacão).
Tipos de Cartões e capacidades
Smart Media Card, Compact Flash, SD, PCMCIA,