Projeto viva: a melhor fase!
1. Introdução
A discriminação, a inatividade e a exclusão social depois da aposentadoria são os maiores motivos para o declínio mental, físico e emocional do idoso. Quando a vida não tem mais valor ou não é vivida em todo o seu potencial, o indivíduo sente-se frustrado e depressivo, perdendo com isso grandes oportunidades de viver uma vida abundante em todos seus aspectos. A família e a sociedade também saem perdendo, pois deixam de receber a partilha e usufruir dos conhecimentos e as experiências que o idoso adquiriu ao longo de sua vida. Nosso país está se tornando um país de velhos, ou melhor, menos jovem. Atualmente não somos mais um país de jovens, pois a natalidade diminui, enquanto a longevidade aumenta.
O envelhecimento é um processo fisiológico e não está necessariamente ligado à idade cronológica. É nessa perspectiva que encaminhamos nossos olhares, no sentido de viabilizar um processo continuo e plural para a socialização. Existem trabalhos de algumas instituições nacionais (publicas e/ou privadas) que representam algo muito importante para pessoas da terceira idade, pois representam contínuo processo de interação social. Interação que pode se dar em diferentes âmbitos, como na saúde, acesso às artes e cultura, educação, lazer, política, entre outros.
Vários estudos indicam que o relacionamento das pessoas de terceira idade com pessoas mais jovens faz com que elas sintam um grande bem estar. O jovem representa vida, alegria, saúde e esperança. Nesse sentido podemos dizer que projetos que venham a favorecer essa relação jovem-idoso são favoráveis, desde que o idoso possa interagir abundantemente, respeitando suas limitações, ou seja, tentando impedir que o idoso perca sua auto-suficiência, através da manutenção da saúde física e mental.
O Projeto Viva a melhor fase! tem a intenção de oferecer à comunidade de pessoas acima dos 60 anos, atividades físicas, artísticas e culturais, de caráter diversificado, que