Oferta e demanda visando o setor turístico
A demanda turística é basicamente a quantidade de bens – passagens, hospedagens, pacotes turísticos, etc – que os compradores – turistas – desejam e podem comprar.
Existem diversas variáveis que influenciam os compradores (renda, preço de outros bens e serviços, gostos, expectativas), mas a principal delas é o PREÇO.
• Preço Quando o preço de um bem aumenta, os compradores (turistas) tendem a comprar menos, ou seja: a demanda diminui. Já quando o preço de um bem diminui, os compradores, tendem a comprar mais, ou seja: a demanda aumenta.
• Renda
Quanto maior a renda de um consumidor, maiores serão os desejos de compra (pacotes especiais, exclusivos e inusitados, independente do preço), e maior será a quantidade de produtos demandados. Quanto menor for a renda de um consumidor, ele buscará produtos mais baratos e as vezes até abrirá mão desse tipo de serviço, ou seja, a demanda será menor.
• Preço de outros bens e serviços
Se o preço do produto turístico estiver menor que o preço de outros produtos de interesse do comprador, ele provavelmente optará pelo produto turístico e a demanda será maior. Ou vice-versa.
• Gostos
O gosto, o prazer de viajar também é uma variável determinante para o consumo de produtos turísticos. Se o comprador dá uma prioridade alta para atividades turísticas, ele procura comprar mais, aumentando a demanda.
• Expectativas
As expectativas do comprador em relação ao futuro podem alterar a demanda hoje. Por exemplo, um pacote de viagem para o Rio de Janeiro no réveillon, é mais cara que um pacote de viagem na baixa temporada.
OFERTA TURÍSTICA
A oferta turística é basicamente a quantidade do conjunto de bens que os vendedores estão dispostos a vender. Esse conjunto de bens, quando se trata do turismo, é a “paisagem” a ser vendida, junto ao meio de transporte, a hospedagem, a alimentação, os passeios, etc.
O setor de turismo se diferencia de outros setores, pois é um setor intangível, que