Monografia Tcc Pronta
O turismo tornou-se um dos principais setores sócio-econômicos mundiais e um dos componentes líderes do comércio internacional. No entanto, muitos destinos turísticos estão sendo desgastados devido à falta de conscientização de seus visitantes e dos próprios residentes da localidade.
Em virtude dessa realidade, surgiu um conceito muito difundido atualmente, o desenvolvimento sustentável, que inclui a prática do turismo sustentável, adotado pelas Nações Unidas e pela OMT – Organização Mundial de Turismo - e por muitos Governos nacionais, regionais e locais. O crescimento contínuo dessa atividade e sua concomitante tendência à supervalorização evolui de acordo com uma consciência ambiental mais sólida dos consumidores, que cada vez mais, exigem destinos turísticos mais limpos, seguros e que mostrem preocupação com o meio ambiente.
A relação entre turismo e sustentabilidade implica em preservar os recursos naturais, históricos e culturais para o uso contínuo no futuro, bem como no presente.
Além disso, a intenção em manter essa ideologia é praticar a atividade turística de maneira que esta não venha a acarretar problemas ambientais ou sócio-culturais e que a qualidade ambiental da área seja preservada, proporcionando um alto nível de satisfação ao turista, visando à conservação dos mercados para o turismo.
Portanto, garantir a sustentabilidade do turismo tornou-se o desafio principal daqueles que estão comprometidos com o desenvolvimento e o gerenciamento dessa atividade tão importante para a economia e para a sociedade em geral.
Apesar de o setor turístico de um país ser, na maioria das vezes, desenvolvido, custeado e gerenciado por empresas privadas e indivíduos, as responsabilidades do setor público na defesa de sua sustentabilidade, mesmo que em longo prazo, são tão importantes quanto à dos operadores privados.
Essa importância reside no fato de que, primeiramente, uma proporção substancial dos serviços turísticos consumidos pelos turistas é,