1 - Para os administradores ocidentais, o termo redundância tem conotação de duplicação desnecessária e de desperdício. mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas? r: a
R: A redundância de informações acelera o processo de criação do conhecimento. A criação do conhecimento nas empresas japonesas tem a redundância como característica e é através dela que surgem novos conhecimentos, pois ela estimula a comunicação e assim as informações são compartilhadas e também as idéias dos envolvidos, o que difunde o conhecimento explicito pela organização e permite a internalização pelos funcionários.
2 - Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Explique.
R: As barreiras para a criação do conhecimento são: barreiras individuais (quando os integrantes da equipe têm dificuldades de lidar com novas situações, eventos, informações e contextos.) e as barreiras organizacionais (insegurança com dúvidas internas, medo de ir contra as normas da comunidade ou de arruinar relações estabelecidas, e a necessidade geral de defender suas próprias idéias.)
3 - Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento? Quais são elas?
R: A necessidade de uma linguagem legitimada; Histórias organizacionais; Procedimentos; Paradigmas da empresa. As barreiras para a criação do conhecimento pode ser também a falta de treinamento, de incentivos, criatividade e principalmente convívio entre as pessoas das organizações.
4 - O que você entende por modelo SECI?
R: O modelo SECI é o processo de conversão do conhecimento, esse modelo descreve como o conhecimento tácito é criado através da socialização, convertido de tácito para explícito através da externalização, recombinado com outras formas de conhecimento explícito através da combinação e convertido novamente em conhecimento tácito através da internalização.
5 - Qual a importância do modelo SECI para determinação da marca?
R: Como o modelo SECI é o processo de