Oferta, demanda e preço de equilibrio
CAMPUS JUNDIAÍ
OFERTA, DEMANDA E PREÇO DE EQUILIBRIO
ECONOMIA E MERCADO
Jundiaí
2012
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS JUNDIAÍ
Gestão Marketing Universo Tonda Júnior B 38213-9
OFERTA, DEMANDA E PREÇO DE EQUILIBRIO
Trabalho apresentado à disciplina Economia e Mercado, do curso de Gestão da Universidade Paulista, sob a orientação do Professo Cássio Nitsch Medeiros como exigência parcial para obtenção de semestral.
Jundiaí
2012
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4 2. Decisões do consumidor e a curva de demanda 5 3. Restrição orçamentária 5 3.1 Preço de produto (gráfico de demanda) 6 3.2 Gostos e preferências 7 4. A curva de demanda 8 5. Bens normais, inferiores, complementares e substitutos 8 6. Decisões do produtor e curva de oferta 9 6.1 Preço e quantidade de equilíbrio 11 7. Mercado de trabalho e salário de equilíbrio 13 7.1 Mudanças no equilíbrio 14 8. Bibliografia 15
1. INTRODUÇÃO
No livre mercado, os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O encontro das duas curvas determina o preço de equilíbrio. Nem sempre esse preço permanece neste estado. Existem forças que podem alterar o preço e/ou a quantidade demandada e ofertada. Muitas vezes, o próprio governo pode agir para forçar o equilíbrio no mercado, quer seja subsidiando determinados produtos ou por outro lado, sobretaxando outros.
A decisão de consumir, por parte dos indivíduos, e a de produzir, por parte das empresas, é constantemente afetada pela lei da oferta e da procura.
Vamos ver como esses mecanismos de oferta e procura funcionam.
2. Decisões do consumidor e a curva de demanda
O objetivo do consumidor é maximizar o seu nível de satisfação, ou seu prazer. Para isso, ele precisa escolher que conjunto de bens e serviços comprar dentre as diversas opções disponíveis no mercado. O consumidor tem o poder da escolha, que é livre e que se limita a sua restrição