Revolução francesa
Nome: Iara Barbosa
Professora: Marta Caliman
Tema: Revolução Francesa “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”
Essa era a frase tão repetida pelos revolucionários do 3° estado nas ruas da França (1789), que lutavam pelo direito da Constituição, durante a Revolução Francesa (provocada pela crise do antigo regime). Nessa época surgiram divisões entre as forças políticas que predominavam na França:
Á Esquerda se posicionaram os representantes da baixa burguesia, trabalhadores em geral e aqueles das camadas mais oprimidas (Sans-Culottes). Esse grupo se reunia formando um partido denominado de Jacobinos (liderados por Roberspierre), radicais que lutavam por reformas que levassem á conquistas e melhorias sociais.
Junto com os Jacobinos, surgiram os Cordeliers (liderados por Danton),eram radicais mas pacifistas.
Á Direita do plenário instalaram-se os representantes da nobreza e do alto clero, queriam o retorno dos privilégios feudais e o fim da revolução.
Entre os dois grupos posicionou-se o chamado grupo do Centro, pois defendia o que mais prevalecia-se. Eram em maioria os Girondinos (formados por representantes da alta burguesia) eram radicais, porem moderados.
Muitas pessoas não percebem, mas a Revolução Francesa teve importante influência na formação da Constituição Brasileira, já que podemos notar significativas semelhanças entre ambas as constituições e também nas divisões dos partidos políticos, onde temos no Brasil ao lado Direito os seguintes partidos: Partido Progressista(PP), Partido Republicano Brasileiro(PRB),Partido da República (PR) ,estes que defendem ideais como: Proteção da propriedade privada, sendo contrário às ocupações de terra feitas pelos movimentos sociais campesino; -Defesa da livre concorrência e do capitalismo; -Redução da Maioridade penal, entre demais.
Se opondo á estes, temos os partidos da Esquerda no Brasil que por sua vez defendem ideais como: -