economia
A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar, por unidade de tempo.
Fatores que influenciam a demanda:
- o preço do bem
- a renda (ou salário) do consumidor
- o gosto do consumidor
- os preços dos bens substitutos e complementares
DEMANDA
Os fatores variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Assim, usamos a condição “ceteris paribus”, que significa “tudo mais permanecendo constante”.
Podemos, assim, analisar por exemplo a variação da demanda em função simplesmente do preço do bem, “ceteris paribus”, isto é, supondo que os demais fatores não se alterem.
DEMANDA
Relação entre quantidade demandada e preço
Análise de como os compradores reagem a diferentes preços, mantidos inalterados os demais fatores. Intuitivamente, podemos afirmar que a quantidade demandada deve cair à medida que o preço do bem aumenta.
DEMANDA INDIVIDUAL
Escala de demanda
Preço unitário
($)
Quantidade semanal Ponto
40
30
20
10
2
4
6
8
A
B
C
D
DEMANDA INDIVIDUAL
preço ($ / litro)
Curva de demanda individual
A
40
curva de demanda
B
30
C
20
D
10
2
4
6 quantidade (litros / semana)
8
DEMANDA INDIVIDUAL a inclinação negativa indica que a quantidade demandada aumenta à medida que o preço cai o termo demanda faz referência a toda a escala de demanda ou curva de demanda a demanda é um fluxo por unidade de tempo mudanças de demanda só ocorrerão se os outros fatores que eram mantidos constantes sofrerem alterações DEMANDA DE MERCADO
Escala de demanda de mercado
Preço unitário
($)
Quantidade demandada litros de leite / semana
40
30
20
João
2
3
4
José
3
5
7
Mercado
5
8
11
10
5
9
14
DEMANDA DE MERCADO
preço ($ / litro)
Curva de demanda de mercado
curva de demanda João