Odontologia
Queridos alunos!
Hoje daremos início à terceira atividade avaliativa: Aprendendo Bioquímica com o Cinema.
O filme “Óleo de Lorenzo” é uma verdadeira aula de bioquímica, além de uma bela lição de vida. Este filme, baseado em fatos reais, retrata a história de uma criança, Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética e incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL). Quando seus pais foram informados deste terrível diagnóstico de seu filho único, não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o “inimigo invisível” que lentamente destruía o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. Ao invés de apenas aguardarem os resultados dos estudos médicos, os pais de Lorenzo decidiram estudar tudo que pudesse ajudar na compreensão do mecanismo de ação desta doença e assim poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas da doença.
Para participar desta atividade (valor: 15 pontos), vocês deverão ler a unidade da apostila sobre metabolismo de lipídeos, assistir ao filme “Óleo de Lorenzo” e responder as 5 questões descritas abaixo.
As respostas das questões deverão ser descritas na ferramenta “Entrega de Trabalhos” do portal universitário até às 23h59 do dia 28/05/2013. Questões: 1) Explique minuciosamente o processo de síntese e oxidação dos ácidos graxos.
2) Por que os pacientes portadores de adrenoleucodistrofia acumulam ácidos graxos saturados de cadeia muito longa nos tecidos?
3) Explique a relação bioquímica existente entre a ingestão do “óleo de Lorenzo” e redução da síntese endógena de ácidos graxos saturados de cadeia muito longa.
4) Quais são as causas das manifestações clínicas apresentadas pelo portador de adrenoleucodistrofia?
5) Hoje, após muitas pesquisas é certo dizer que a doença de Lorenzo se deve a uma enzima defeituosa? Para auxiliar na compreensão da patologia