odontologia legal
A Câmara Técnica de Odontologia Legal foi criada pelo CROSP com a finalidade de esclarecer e informar à população quais são os conhecimentos e ações desenvolvidos por essa especialidade dentro do campo da Odontologia.
Seus objetivos visam ampliar os conhecimentos sobre morfologia, toxicologia, diagnóstico por imagens, tanatologia, e os conhecimentos e fundamentos básicos de diferentes questões legais relacionadas com o exercício das práticas profissionais, aprofundando conhecimentos éticos e jurídicos do exercício profissional. Conhece as condições de salubridade e meio ambiente que deve conter um consultório odontológico, tem conhecimentos sobre as causas que provocam traumatismos e lesões, dominam as práticas vinculadas às provas periciais, conhecimentos e precisão terminológica de redação, apresentação de documentos referentes às perícias, e todo tipo de escrita judicial referente ao trabalho específico de perito, identificação, reconhecimento de dados que permitem a tipificação do delito e/ou acidente, especialmente os delitos contra a vida e a estrutura estomatológica.
A Odontologia Legal é uma das especialidades possíveis ao cirurgião-dentista que aplica seus conhecimentos conjuntamente com a Ciência do Direito. Atua como importante área da Odontologia nas perícias e assistências em foro cível, penal, trabalhista e em área administrativa. É de sua competência a elaboração de autos, laudos, pareceres, relatórios, na traumatologia odontolegal, na tanatologia e balística forense, deontologia, orientação odontolegal de colegas cirurgiões dentistas no exercício profissional e em muitas outras áreas específicas.
O Odontolegista utilizando-se de fichas clínicas, exames cadavéricos e por meio de análise comparativa de documentos fornecidos pelo colega Cirurgião-Dentista pode estimar a idade cronológica e biológica da vítima; cor da pele e sexo por meio de análise do crânio; recuperar o DNA dos dentes e saliva para identificação da