England
Matemática
Geometria
Áreas, volumes e perímetros
Formadora:
Raquel Moniz
Formandos:
Fernando Tavares nº7
Susana Pinheiro nº23
Ponta Delgada, 7 de janeiro de 2014
ÍNDICE
Introdução……………………………………………………………………...…Pág.3
1.Definiçoes de áreas, volumes e perímetros …….…………………….…………Pág.4
2.Poligonos e sólidos geométricos…………………………………………....…..Pág.5
3. Exemplos práticos e respectivas fórmulas…………………………………………..……………….…...……….…...Pág.6
i. Paralelepípedo quadrangular……………………………..…Pág.6 ii. Pirâmide triangular……………………………………….…Pág.7 iii. Cilindro………………………………………………......…Pág.8 iv. Rectângulo………………………………………………….Pág.9
v. Círculo…………………………………………………......Pág.10 vi. Quadrado…………………………………………………..Pág.11
4. Conclusão……………………..………..…………………………..………...…Pág.12
INTRODUÇAO
A matéria leccionada no primeiro módulo do curso de técnico de contabilidade, 1ºano, pela Formadora Raquel Moniz, permite alargar o nosso conhecimento acerca da matemática. Deste modo, temos como tema principal a geometria. O trabalho será estruturado em grandes duas partes distintas.
A primeira parte será constituída por uma vertente mais teórica, onde contém as definições dos conceitos de polígonos, sólidos geométricos, área, volume e perímetro.
Quanto á segunda parte, iremos ilustrar, com exemplos práticos, cada uma destas definições, utilizando sólidos e polígonos diferentes.
Definições de áreas, volumes e perímetros
Área: A área é a região plana interna, delimitada pelos lados de um polígono. Esse valor varia de acordo com o seu formato, ou seja, cada polígono tem uma fórmula para a sua área ser calculada. Ilustraremos alguns exemplos de polígonos e respectivas fórmulas mais á frente, nomeadamente do paralelepípedo rectangular, do cilindro, da pirâmide quadrangular, do rectângulo, do quadrado e do círculo.
Volume: O volume de um