o Principio Da Mao Invisivel
Curso de Bacharelado em Direito - Turma A - 2013/02
Carolini Fernandes Moronare
Resumo do livro O Príncipe de Maquiavel
Nova Venécia
22 de Novembro de 2013
INTRODUÇÃO:
A princípio Maquiavel mostra através de alguns exemplos como deveria ser uma administração de um principado e sua população. O texto analisa o poder do Estado como principados explicando suas espécies e suas conquistas. O Príncipe se revela como um manual para governantes, impressionando com fatos parecidos com a atualidade.
RESUMO DO LIVRO: O PRÍNCIPE, de Maquiavel
CAPÍTULO 1 - DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODOS SE ADQUIREM
No capítulo 1, o autor fala sobre os tipos de Estados: Repúblicas e Principados, sendo estes hereditários ou anexados pelo príncipe aos seus domínios. Fala também as formas como um governante chega ao poder, tais como a virtude e a fortuna.
CAPÍTULO 2 – AS MONARQUIAS HEREDITÁRIAS
No capítulo 2 Maquiavel descreve quão grande é a dificuldade de manter um novo Estado, pois com o Estado hereditário as famílias já estavam adaptadas a uma soberania de uma só família, uma linhagem. Se o príncipe conquista tal Estado novo e muda os costumes do povo, é certo que sofreria com uma revolta em massa. Caso contrário se manteria no poder. Maquiavel diz que se o soberano não ofende seus súditos estes vão querer o bem do príncipe e não terão motivos para enfrentá-lo. O príncipe com tais qualidades era bem mais visto do que os outros príncipes.
CAPÍTULO 3 – DOS PRINCIPADOS MISTOS
Neste capítulo Maquiavel fala que o povo tem o desejo de melhoria para a vida, que mudam seus governantes muitas vezes esperando essas melhorias, que a seu ver essa atitude só piorava a situação do Estado. Por isso colocam o príncipe no poder em busca de novas melhorias,