odisseia
O iluminismo foi um movimento de característica filosófica, política sócio econômica de caráter cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a chamada “liberdade”. No texto A MELANCOLIA DE ULISSES, esse movimento tem como raiz o contínuo progresso da mente humana, iluminado, mente iluminada, único ser racional capaz de “aperfeiçoar” seus pensamentos, ideias.
2- De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.
Para chegar à Ítaca, Ulisses enfrenta provações, obstáculos. Essas provações fizeram com que ele usasse cada vez mais a razão, o pensamento, o raciocínio, quanto mais pensava, mais racional ele se tornava. Fica claro no filme ODISSEIA que sem o uso da razão Ulisses jamais retornaria a Ítaca. Fazendo uma comparação com a vida real, podemos dizer que o homem só sobrevive aos dias de hoje porque possui a capacidade de desenvolver ideias, pensamentos.
3- Em que consiste a auto-preservação do eu?
“O eu se torna tão importante para si que tudo o que lhe é exterior, outro em relação a si, não tem valor nenhum a não ser um, negativo: o outro é visto como hostil, perigoso e devendo ser dominado.” – A MELANCOLIA DE ULISSES. Entende –se por auto preservação o desejo inato, instinto racional para preservar a própria vida. Geralmente a dor e o medo fazem com que o indivíduo haja com a razão por instinto, fazendo assim o que julgar necessário para sua auto preservação, ignorando o outro, pensando somente no EU como unidade, único.
4- “A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique.
Fazendo uma comparação do filme ODISSEIA para com a atualidade percebemos que Ulisses representa toda a humanidade. Os obstáculos por ele