Ocupações Irregulares
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 APÊNDICES 11 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 11 ANEXOS 12 ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a realidade do município de São Luiz Gonzaga relacionado à questão de gestão ambiental, especificamente relacionada a ocupação irregular de área protegidas, a partir da pesquisa de campo realizada no período de 10 de Março à 30 de Abril de 2012.
Foram realizadas pesquisas de campo, visitadas algumas margens de rios, encostas de morros e áreas protegidas onde há incidência de alguma forma de ocupação irregular, seja pela construção de residências, acampamentos e também pela ocupação para produção agrícola.
2 DESENVOLVIMENTO
São Luiz Gonzaga fundada em 1687 pelo Padre Miguel Fernandes, inicialmente chamada de São Luiz das Missões. Tem sua população miscigenada, com fortes traços indígenas.
Com uma cultura bastante tradicional, e voltada para costumes inicialmente indígenas, com o decorrer dos anos a cultura foi se alterando e atualmente já é cultura típica e tradicional campeira. Com CTGs e centros de cultura gaúcha.
2.1 GEOGRAFIA E LOCALIZAÇÃO
O município de São Luiz Gonzaga localiza-se na região Noroeste Riograndense, na microrregião Santo Ângelo e dista 506 km de Porto Alegre. Limita-se a norte com Roque Gonzales, a leste com Rolador, a sudeste com Caibaté e São Miguel das Missões, a sudoeste com Bossoroca e a noroeste com Santo Antônio das Missões e São Nicolau. Pertence a Região Missões e enquadra-se na divisão fisiográfica do Estado na região Missões. O acesso ao município se dá pela BR 285 conforme Figura 1 (INCRA, 2009, p. 3).
Figura 1: INCRA (2009)
2.2 ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
As principais atividades econômicas