ocupação no brasil
No início do povoamento, a população ficou bastante restrita ao litoral. Somente no séc. XVII é que a penetração no território foi efetiva. No litoral do nordeste, o grande incremento demográfico teve importância na atividade agrícola canavieira; a ocupação de seu interior se deu através da instalação da pecuária bovina em áreas não propícias ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, contribuindo para o sertão semiárido. As ocupações de grandes extensões tiveram como objetivo principal a criação de animais. Essa atividade criteriosa deu origem à formação dos primeiros núcleos urbanos no interior.
A ocupação do Brasil teve inicio a partir da faixa litorânea. Essa primeira fase de ocupação foi feita de forma predatória voltadas para a extração de madeira posteriormente Portugal implantou aqui a produção de cana de açúcar que apesar da hostilidade dos índios, com o meio físico, dos altos custo do transporte era compensado pelo alto preço no mercado Europeu.
Nesse inicio a população ficou bem restrita ao litoral. No século XVII é que a penetração do território foi efetiva. No litoral do nordeste o grande aumento na população se deu pela agricultura canavieira já no interior através da pecuário bovina em áreas não propicias a cana. As ocupações de grandes extenções