Oclusão
Dentes
Ossos
Ligamentos
Músculos
São 32 dentes permanentes formados pela parte coronária e radicular, dentina e esmalte, a raiz com dentina e cemento juntamente com o ligamento periodontal, com irrigação e inervação através da polpa. Relação intra-arco: relação entre os dentes dentro do mesmo arco, na maxila ou mandíbula. (a estabilidade dos dentes se dá devido sua relação com dente vizinho).
Relação inter-arco: relação do dente com seu antagonista. Os ossos envolvidos no processo de oclusão são a maxila e a mandíbula, sendo o normal a maxila com os dentes mais para fora enquanto a mandíbula mais para dentro.
Na oclusão o processo mais importante é o processo condilar, onde encontra-se o côndilo, que ira relacionar-se com duas estruturas da porção escamosa do osso temporal chamadas de fossa mandibular côncava (recoberta por tecido cartilaginoso fibroso) e a eminencia articular. O côndilo percorre a porção posterior da eminencia articular.
ATM
Articulação mais complexa do corpo humano, e executa dois movimentos:
Genglimiodal: movimento no mesmo plano, movimento inicial (dobradiça, movimento de rotação).
Artroidal: movimento de deslizamento ou translação do côndilo pela eminencia articular.
A ATM é considerada uma articulação composta, pois envolve três ossos, mandíbula, temporal e disco articular (que é um osso não calcificado) que evita contato direto de osso com osso.
Definição de ATM = Articulação complexa, que executa movimentos Genglimoidais e Artroidais e é considerada composta.
Sua vascularização é feita pela artéria temporal superior, artéria meníngea média e maxilar interna, a inervação é feita pelo 5º par de nervo craniano o trigêmeo.
Disco articular= formato de meia-lua composto por tecido conjuntivo denso fibroso, possui poucos vasos sanguíneos, e poucas fibras nervosas, é flexível e se adapta a sua função , possui fibras de ligamentos que o prendem ao côndilo, dividido em três porções; porção