Ocitocina
São Paulo
2011
SUMÁRIO
1. Introdução..........................................................................................
2. Metodologia.......................................................................................
3. Resultado e discussão........................................................................ 4. Conclusão..........................................................................................
5. Referências Bibliográficas ................................................................
1. INTRODUÇÃO
Ocitocina é um hormônio que é produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise. A função da ocitocina é fazer as contrações da musculatura lisa do útero e também é associada à produção de leite, muito usada nos casos de parto, tanto do parto natural, como na cesariana. Quando é aplicada no momento do parto, pode ser aplicada sozinha ou em combinação com outras substâncias. Ela age nas rupturas das membranas, nas condições do colo, na idade gestacional e apresentação fetal. A ocitocina pode ser aplicada também antes do parto nos últimos meses de gestação, pois muitas vezes o nosso organismo não produz o suficiente para que o parto seja bem sucedido. No inicio da gravidez não utilizamos esse hormônio devido a falta dos receptores dele no útero.
2. METODOLOGIA
Em um estudo realizado no banco de dados do Lilacs/Scielo em busca de um maior conhecimento sobre a ocitocina, sobre se ainda sua utilização é recomendada. Utilizando de descritores como “ocitocina”, “ocitocina na gestação” dentre outros, podemos observar que encontramos vários estudos nos descrevendo sobre o papel da ocitocina em diversas áreas de métodos de farmacológicos, dando prioridade a artigos recentes, restringindo- se a artigos em inglês, português e espanhol.
Dentre os diversos artigos pesquisados sobre a ocitocina, optamos assim por direcionar os nossos estudos