Oceania
Tema: Aspectos Geopolíticos da Oceania e da Antártida
Data: 07\11\14
Professor: Marcos
Componentes: Saulo César, João Vitor, Daniel Alves
Introdução:
Para Inicio de tudo vamos aprender um pouco melhor o que é geopolítica:
Geopolítica é um termo bastante amplo e define-se como a relação entre o poder político e um determinado território. É um meio de analisar que busca principalmente entender, explicar e prever comportamentos políticos, nos quais estão relacionados diversos processos com suas respectivas características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico) — como topografia natural, clima e também os estudos também relacionados com a Ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos).
De maneira mais objetiva, a geopolítica compreende as análises de geografia, história e ciências sociais juntamente com teoria política em vários níveis, indo do nível referente desde o Estado até o internacional-mundial.
Aspectos Geopolíticos Da Oceania
Portugueses e espanhóis foram os primeiros a aportar em terras da Oceania nos primórdios do século XVI. Os lusitanos chegaram pela porção leste, os hispânicos pelo oeste e, em seguida, esses dois povos ibéricos partilharam a posse de amplas áreas do Pacífico entre si. Muitas dessas possessões foram sistematicamente atacadas por corsários e piratas holandeses e ingleses, contribuindo para que nos séculos seguintes, a influência espanhola e portuguesa fosse gradativamente reduzida.
Já a implantação britânica na Oceania verificou-se especialmente ao longo do século XIX, a partir do fim das guerras napoleônicas na Europa, no momento em que a França fixava sua presença notadamente na Polinésia. Na segunda metade do século XIX, a competição imperialista na região se acirrou com o aumento da influência de potências "emergentes" daquela época - Japão, Alemanha e Estados Unidos, que passaram a