Obtenção de Matéria pelos seres Heterotróficos
1.1 Dos seres unicelulares aos seres pluricelulares
Todos os seres vivos necessitam de obter nutrientes do meio ambiente. Os seres heterotróficos, visto que não têm a capacidade de sintetizar os seus próprios compostos orgânicos, limitam-se a absorvê-los, sejam unicelulares ou pluricelulares, e processam e utilizam estas substâncias de forma idêntica.
Nos seres unicelulares a absorção das substâncias dá-se através da membrana celular. As substâncias podem atravessar a membrana diretamente ou podem ser incorporadas na célula em vesículas. Depois desta absorção, dá-se a digestão intracelular das substâncias.
Alguns seres pluricelulares pouco complexos podem absorver as substâncias do meio diretamente para as suas células. Contudo, a maioria destes seres ingere alimentos complexos, que necessitam de sofrer uma digestão até que se transformem em substâncias mais simples, capazes de serem absorvidas. Após esta digestão, os nutrientes podem passar diretamente para as células ou, como acontece nos organismos mais complexos, podem ser transportados até às células pelo sangue ou por outros fluidos.
Membrana Celular
Estrutura e constituição da membrana plasmática
A membrana celular possui uma variabilidade de funções, como:
a) Constituem verdadeiras barreiras permeáveis seletivas que controlam a passagem de iões e de pequenas moléculas, isto é, solutos. Assim, a permeabilidade seletiva das membranas impede a troca indiscriminada dos componentes dos organelos entre si e dos componentes extracelulares com aqueles da célula.
b) Provêm o suporte físico para a atividade ordenada das enzimas nelas contidas.
c) Através da formação de pequenas vesículas transportadoras possibilitam o deslocamento de substâncias pelo citoplasma.
d) A membrana plasmática participa dos processos de endocitose e de exocitose. No primeiro, a célula incorpora substâncias do meio externo, e no segundo realiza secreção.
e) Na membrana