drenagem
A principal função do sistema de Microdrenagem é coletar e conduzir a água pluvial até o sistema de macrodrenagem, além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos.
COMPONENTES
Bocas de lobo – dispositivos localizados em pontos convenientes, nas sarjetas, para captação das águas pluviais.
Condutos Livre – obras destinadas a condução das águas superficiais coletadas de maneira segura e eficiente, sem preencher compleytamente a seção transversal do conduto
Estações de bombeamento – conjunto de obras e equipamentos destinados a retirar água de um canal de drenagem quando não mais houver condições de escoamento por gravidade, para um outro canal em nível mais elevado ou receptor final da drenagem em estudo.
Galeria – canalizações publicas usadas para conduzir as águas pluviais provenientes das bocas de lobo e das ligações privadas
Meios Fios – elementos de pedra ou concreto colocados entre o passeio e a via publica, paralelamente ao eixo da rua e com sua face superior no mesmo nível do passeio.
Poço de visita – dispositivos localizados em pontos convenientes do sistema de galeria para permitirem mudanças de direção, mudança de declividade, mudança de diâmetro, inspecção e limpeza das canalizações.
Sarjetas – faixas de via publica paralelas e vizinhas ao meio fio. A calha formada é a recptora das águas pluviais que incidem sobre as vias publicas.
Sarjetoes – calhas localizadas no cruzamento de vias publicas formadas pela sua própria pavimentação e destindas a orientar o escoamento das águas sobre as sarjetas.
Trecho – comprimento de galeria situada entre dois poços de visita.
Tubos de ligação – são tubulações