obtenção de Hidroxidos
CURSO DE FARMÁCIA
JANAINA DOS SANTOS
JANAINA W. DE BITTENCOURT
MYLENA MOZER
SUELEN DE BETTIO
VANDERLÉIA PORTO
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
CRICIÚMA
2014
JANAINA DOS SANTOS
JANAINA W. DE BITTENCOURT
MYLENA MOZER
SUELEN DE BETTIO
VANDERLÉIA PORTO
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de Farmácia - Unesc
Professor: Elton Mendes
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO 5
4 MATERIAIS E MÉTODOS 6
4.1 MATERIAIS E REAGENTES 6
4.2 PROCEDIMENTO 6
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Um hidróxido (OHˉ) é uma função química caracterizada por um cátion (geralmente em metal, exceção feita apenas ao cátion amônia) ou ânion hidroxila. Um exemplo conhecido é o hidróxido de sódio (NaOH), vulgarmente conhecido como soda cáustica. Os hidróxidos são caracterizados por seu caráter básico (tingem de azul o papel de tornassol). Já os hidróxidos de cálcio é uma base forte devido as suas propriedades químicas e físicas, são empregados em vários processos como tratamentos de água, correção de acidez de solos entre outros processos. Outro método muito usado também são os hidróxidos de bário que são utilizados para as perfurações de poços de petróleo, na fabricação de borracha, são considerados hidróxidos fortes.
O hidróxido é uma característica das bases, de modo que podemos imediatamente reconhecer hidróxidos coloridos, solúveis ou não em água, cristalizados e quais tiveram uma maior precipitação.
A análise qualitativa de uma substância tem por objetivo determinar a identidade dos constituintes presentes. Para tal, são observadas as características físicas da amostra e as diversas evidências de