Obtenção de Hidróxidos
CURSO DE FARMÁCIA
CÁSSIA SARTOR CECONI
LUANA SGARIONI MACEDO
MÔNICA JUSTO CARDOSO
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
CRICIÚMA
2013
CÁSSIA SARTOR CECONI
LUANA SGARIONI MACEDO
MÔNICA JUSTO CARDOSO
OBTENÇÃO DE HIDRÓXIDOS
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental, da 1a. fase do Curso de Farmácia, ministrado pelo prof. MSc. Valmir Machado.
CRICIÚMA
2013
1 INTRODUÇÃO Em todo o experimento realizado com base ou hidróxido apresenta-se o radical hidroxila (OH-), que de acordo com alguns autores possuem sabores adstringente e diluídos em água conduzem corrente elétrica. O hidróxido é uma característica das bases, de modo que podemos imediatamente reconhecer hidróxidos coloridos, solúveis ou não em água, cristalizados, e quais tiveram uma maior precipitação. Neste relatório trataremos da obtenção de hidróxidos por alguns experimentos, analisando o produto final e exibindo a equação que lhe deu origem.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Os hidróxidos são bases de acordo com a teoria de Arrhenius, na química inorgânica, pois liberarem a hidroxila (OH-) em meio aquoso. Por consequência, aumentam o pH do meio por diminuírem a concentração de íons de hidrogênio. As bases são substâncias de sabor adstringente, que neutralizam os ácidos, e também modificam a cor dos indicadores ácidos-bases.
Reações químicas que envolvem hidróxidos (bases) e ácidos (também de acordo com a teoria de Arrhenius por liberarem H+ em meio aquoso) são chamadas reações de neutralização. Essa denominação é dada porque tanto a base quanto o ácido perdem sua capacidade de ação no meio (variação de pH) e dão origem a compostos praticamente neutros (sais e água).
3 MATERIAIS E MÉTODO
3.1 Materiais e Reagentes
Tabela 1 - Materiais e reagentes utilizados