Obtenção de agregados
O termo “agregados para a construção civil” é empregado no Brasil para identificar um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral bruta na indústria da construção civil. São basicamente a areia e a brita. Muitas vezes esses minerais são utilizados para se fazer misturas como, por exemplo, argamassa e concreto. Existem normas pela ABNT que mostra as características exigidas para a recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas.
O mercado de agregados pode absorver produção vinda de outras fontes. A origem da areia pode ser o produtor de areia industrial ou de quartzito industrial, ambas geralmente destinadas às indústrias vidreira e metalúrgica. No caso da brita, pode ser o produtor de rocha calcária usada nas indústrias caieira e cimenteira.
O uso de agregados inadequados tem causado rápida deterioração de concreto de cimento portland em condições severas de temperatura. Pelo mesmo motivo, o material ligante em pavimento asfáltico pode se descolar das partículas dos agregados provocando rápida deterioração do pavimento.
Areias e rochas para britagem são facilmente encontradas na natureza e são consideradas recursos minerais abundantes. Entretanto, essa relativa abundância deve ser encarada com o devido cuidado. Por serem produtos de baixo valor unitário, o custo do transporte encarece o preço para o consumidor final. Entretanto, nem sempre as condições ideais são encontradas. Há regiões onde os recursos disponíveis estão distantes. Por exemplo, na região de Manaus/AM, rochas para brita não são encontradas, sendo então utilizado o cascalho.
Aproveitamento de resíduos na construção civil
A sustentabilidade na construção civil hoje é um tema de extrema importância, já que a indústria da construção causa um grande impacto ambiental ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Esta inclui